PRIMEIROS CAPOEIRISTAS DA PARAÍBA SE JUNTAM AO SEU VELHO MESTRE ZUMBI BAHIA

No último dia 21 de janeiro de 2012 esteve reunido no casarão 34 da Cidade Antiga, o Mestre e lenda viva da Capoeira no País, Zumbi Bahia, com figuras igualmente lendárias da capoeira no Estado.
O Mestre Zumbi Bahia esteve neste evento ladeado por figuras memoráveis da capoeira. Hoje fora de atividade porem com a capoeira na veia como: Gilmar, Pássaro Preto, Claudio Paulista e Boca do Mundo. 
Mestre Zunga e outros capoeiristas da atualidade prestarem uma justa homenagem ao homem que abriu espaço ainda nos anos 70, para a pratica da capoeira que até hoje perdura no Estado.
Mestre Zumbi Bahia tem em seu curriculum, além da história da capoeira no Brasil, ainda a Coordenação Pedagógica do Instituto Officina Affro em São Luiz, possuindo ainda os títulos acadêmicos de Pedagogo com especialização em Gestão Educacional e Docência na Educação Superior, sendo pioneiro na pratica daquilo que pede a Lei Federal 10.639 de 2003 "Diretrizes para o Ensino e prática da Cultura Afro-Brasileira nas escolas". 

O Mestre Zumbi Bahia destacou, além do esforço pessoal em levar a Capoeira para dentro das Escolas - em tempos onde os capoeiristas eram vistos como marginais e a atual Lei nem em sonho tinha planos de acontecer, a necessidade da capoeira conseguir novos adeptos. Ou como ele mesmo frisou "não novos mestres, mas pessoas que se interessem pela história e pratica da capoeira enquanto valor cultural". Neste caso,  ele dá como exemplo a aplicação de oficinas públicas, palestras e até convites para pessoas visitarem aulas e rodas de capoeira, como forma de ampliar a opinião pública em favar da Capoeira.
Mestre Chico e Mestre Robson, procurando manter viva a tradição de conhecer e repassar a verdadeira história da Capoeira, principalmente no Estado, foram conferir de perto e saudar o velho mestre. 

Um comentário: